Seja bem-vindo
São José dos Campos,26/06/2026

  • A +
  • A -

Moradores de Santos terão ações gratuitas de prevenção ao diabetes nas policlínicas

vtvnews.com.br
Moradores de Santos terão ações gratuitas de prevenção ao diabetes nas policlínicas
Publicidade

Santos realiza ações em diversas policlínicas da cidade voltadas à conscientização e prevenção do diabetes. A programação inclui testes de glicemia, palestras, orientações sobre alimentação saudável, uso correto de medicamentos e insulina, além de atividades de incentivo à prática de exercícios físicos.





As atividades são realizadas em referência ao Dia Nacional do Diabetes, em 26 de junho, e, de acordo com a Prefeitura, têm como objetivo ampliar a conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle da doença.





Lista das atividades realizadas:





Sexta-feira (26)






  • 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda e palestra na sala de espera
    Local: Policlínica Conselheiro Nébias – Avenida Conselheiro Nébias, 457










  • 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
    Local: Policlínica do José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A










  • 8h às 16h – Testes de glicemia capilar por livre demanda
    Local: Policlínica do Gonzaga – Rua Assis Corrêa, 17










  • 8h às 16h – Ação especial para participantes do Hiperdia
    Local: Policlínica da Aparecida: Avenida Pedro Lessa, 1.728










  • 8h30 – Oficina Panela Aberta, com alunos de Nutrição da Unifesp, e testes de glicemia capilar
    Local: Policlínica da Vila Mathias – Rua Xavier Pinheiro, 284










  • 9h às 15h – Testes de glicemia capilar e orientações para participantes do Hiperdia
    Local: Policlínica do Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607










  • 9h – Atividade do Pelotão da Saúde com orientações sobre atividade física e controle do diabetes para participantes do Hiperdia
    Local: Policlínica do Marapé – R. São Judas Tadeu, 156










  • 9h – Dia D com palestra sobre os riscos da falta de controle da doença
    Local: Policlínica da Vila Nova – Praça Iguatemi Martins, s/nº










  • 9h e 13h – Busca ativa de pacientes diabéticos, avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, testes rápidos, orientações sobre hábitos saudáveis, avaliação do pé diabético e solicitação de exames complementares
    Local: Policlínica da Areia Branca – Rua Francisco Lourenço Gomes, 118









Segunda-feira (29)






  • 10h – Encontro do grupo Movimente-se com orientações sobre mudanças no estilo de vida, uso correto de insulina e medicamentos, além de alimentação saudável
    Local: Policlínica do José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A









De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas convivem com o diabetes, o que corresponde a aproximadamente 10% a 10,5% da população. O país ocupa a quinta posição no mundo em número de casos da doença.









Diabetes






De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes é uma doença que ocorre quando o corpo não produz insulina em quantidade suficiente ou não consegue utilizá-la de forma adequada. A insulina é um hormônio responsável por controlar o nível de açúcar no sangue e transformá-lo em energia para o funcionamento do organismo.





A doença pode elevar o nível de açúcar no sangue, e essa alteração, quando não controlada, pode causar problemas no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em situações mais graves, a doença pode levar à morte.





Diabetes mellitus pode se manifestar de diferentes formas e apresenta vários tipos:






  • Diabetes tipo 1: é uma doença de longo prazo e não contagiosa, que pode ter relação com fatores hereditários. Nela, o sistema de defesa do próprio corpo ataca e destrói as células do pâncreas responsáveis por produzir insulina. Com isso, o organismo passa a ter pouca ou nenhuma produção desse hormônio, que é essencial para controlar o açúcar no sangue;










  • Diabetes 2: Acontece quando o corpo não consegue usar bem a insulina que produz. Ele está geralmente associado a fatores como excesso de peso, sedentarismo, níveis elevados de triglicerídeos, pressão alta e alimentação inadequada;










  • Diabetes gestacional: O diabetes gestacional é uma condição que pode surgir durante a gravidez. Nesses casos, o nível de açúcar no sangue fica acima do normal, mas não chega a ser classificado como diabetes tipo 2. Por isso, é importante que toda gestante realize exames de acompanhamento regularmente durante o pré-natal;










  • Pré-diabetes: quando a quantidade de açúcar no sangue está acima do normal, mas ainda não é alta o suficiente para ser considerada diabetes tipo 1 ou tipo 2. Essa condição funciona como um sinal de alerta do organismo;










  • Dabetes LADA (Diabetes Autoimune Latente do Adulto): é um tipo de diabetes que aparece em adultos. Ele ocorre quando o próprio sistema de defesa do corpo ataca e destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.


O post Moradores de Santos terão ações gratuitas de prevenção ao diabetes nas policlínicas apareceu primeiro em VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.